Como eu fiz a minha landing page personalizada para o Instagram no Wix ( parte 1)
Atualizado: 21 de out. de 2019
Se eu te falar que esse assunto começou quando eu comprei uma guitarra para o meu filho, você acredita? Já te explico:
Meu filho mais velho, queria aprender a tocar guitarra. Após comprarmos o instrumento, iniciei minha busca pelo Google por escolas e professores de guitarra na cidade. Apenas uma escola tinha site, as outras tinham apenas as redes sociais como forma de divulgação pelos seus serviços. Como não utilizo tanto o Facebook, procurei as escolas nos perfil no Instagram.
Naquele momento queria solucionar algumas dúvidas:
Queria saber se elas lecionavam aula de guitarra;
Os horários das aulas;
Se na idade do meu filho ( 8 anos) teria uma turma;
Quem era o professor ( já esperava encontrar algum vídeo dele tocando) , mesmo sem eu entender nada de guitarra, acho que se visse o professor tocando alguma música já iria me impactar...
A medida que eu ia tentando encontrar informações, outras dúvidas foram surgindo. Queria saber, por exemplo, se a escola tinha algum método de ensinar, se o professor costumava se apresentar em algum lugar, se ele era conhecido, queria saber quem eram os alunos que estudavam lá, além de querer saber o básico como o endereço, telefone, enfim...
Depois de ficar alguns minutos procurando as informações que procurava, adivinhem?!
Não consegui encontrar as informações básicas como endereço e telefone, muito menos consegui saber se naquele lugar ensinavam guitarra. Confesso que fiquei um pouco frustada. Me questionei o fato de eles não disponibilizarem essas informações naquela plataforma, a única que eles tinham para divulgar os serviços deles.
E de repente, a ficha caiu!
E no Instagram da minha empresa? Será que os usuários que tem acesso pela primeira vez a essa plataforma e que busca algum serviço específico conseguem solucionar seus problemas? Me questionei também se além de resolver seus problema e sanar as dúvidas, se ele conseguiria perceber a minha marca como eu gostaria que ela fosse vista. Mas e se..
.. meu público me procurasse no Facebook? Embora EU não utilize a ferramenta no meu dia-a-dia, isso não importava muito, o que importava era o meu cliente! Será que ele, está lá? O que ele pensa de mim quando me procura? Será que ele também se frusta com as informações que não tem?
Fui correndo para o Instagram autoavaliar minha empresa.
Me coloquei no lugar de vários clientes em busca dos serviços que eu oferecia. Depois de um tempinho lá, cheguei a conclusão que embora tivesse uma ideia do produto, as informações estavam soltas, eu não tinha nada além de um link com o meu site na minha bio, pra ele conhecer melhor o meu trabalho... entrei no site e percebi que para uma experiência mobile ( visto que, para quem utiliza o Instagram acessa mais de seus celulares) ele não estava adequado. Precisava mudar aquilo URGENTE!
As redes sociais se tornaram parte integrante da maioria das estratégias de marketing da atualidade. O Instagram é particularmente valioso, porque permite engajar o seu público com conteúdo que gera identificação e inspira um sentimento de proximidade nas pessoas. No entanto, não é porque se trata de um espaço descontraído que você deve trabalhar sem estratégia.
Naquele momento seria ideal ter vários links que direcionassem o meu usuário para ações.
Precisava de um link para pra mostrar minha linha de produtos, uma para fazer um orçamento, um link que daria a ele o contato direto para o meu contato no whatsapp, outro para o site,um para esclarecer dúvidas frequentes, o último post do blog, eram muitos links e na bio do Instagram eu só conseguia colocar um link.
Não sei você, mas quase toda semana eu atualizava o link na bio, uma hora promovendo o link do meu site, outras para o link do whatsapp para orçamentos. Já era hora de conseguir reunir tudo num só lugar, e naquele momento só me vinha na cabeça o Linktree.
Ok, iniciei minha busca pelo Google e pelo Pinterest. Estava decida a fazer uma conta no Linktree para resolver meus problemas.
Mas nessa pesquisa foram tantas descobertas que é melhor fazer um novo post sobre essa minha aventura de final de semana.
Ah, e sim, eu consegui fazer, mas não foi com o Linktree.
Vou deixar o link aqui pra você conferir como ficou, não esquece de deixar seu comentário!
https://www.franjacquesfilmes.com/instagram
Um beijos e boa semana a todos!!